quinta-feira, 30 de junho de 2016

Melhor viagem! Bolívia, Chile e Peru [Parte 3 - Machu Picchu]






NOVO SITE: www.depira.com.br





Mochilão feito entre 27/12/2013 e 18/01/2014.


Parte 3: Machu Picchu - Peru!

Na última postagem eu falei da cidade de San Pedro de Atacama no Chile e terminei na cidade de Cusco no Peru!
Essa será a última aventura por esses países incríveis pelos quais passei!

Eu e meus companheiros de viagem chegamos em Cusco na noite do dia 7 de janeiro de 2014 e chovia bastante! Nós escolhemos um hostel para passar 2 noites e a ideia para o dia seguinte era procurar uma agência de turismo para ir a Machu Picchu no dia 09/01.

No dia seguinte escolhemos a seguinte agência: 




Eu sinceramente não sei como tenho essas fotos acima, pois naquela época não tinha o objetivo de escrever sobre minhas viagens. Talvez minha amiga Fran que tirou essas fotos pra indicar para alguém! Obrigada Fra <3
  • O informativo acima diz 1 noite e dois dias, mas nos escolhemos o de 2 noites e três dias.
  • Tem algumas opções para chegar a Machu Picchu desde Cusco. Nós escolhemos esse pacote que vai com uma van até uma hidroelétrica e depois caminha-se pelo trilho do trem (que vai desde Cusco até Aguas Calientes - PeruRail). A viagem com a van demora de 5 a 6 horas (eu não lembro exatamente) e a caminhada 1 hora e meia. 
  • Para a viagem de Machu Picchu levamos apenas o necessário para 2 noites e o restante das malas deixamos na própria agência. A agência as levou para um hostel e depois as pegamos assim que retornamos.
  • Outra opção para chegar em Aguas Calientes é fazer a Trilha Inca de 4 dias e 3 noite (tem que ter barraca), há também uma trilha alternativa de 5 dias e 4 noites e ambas tem que ir com uma agência autorizada! Outra opção também é ir com de trem 'PeruRail' desde Cusco (a opção mais rápida e mais cara). 
  • Valor do passeio: aproximadamente 180 dólares, não lembro o valor exatamente! E estava incluso o transporte (van), o hostel (2 noites), café da manhã e janta, o ticket para entrar em Machu Picchu com guia (na parte da manhã) e mais um tour por Cusco e Valle Sagrado (que fizemos quando voltamos de Machu Picchu).
No dia 08/01 nós fechamos esse pacote e o retante do dia conhecemos Cusco, uma cidade que me encantou! Muita história e beleza natural em todo o Valle Sagrado! 

Famosa 'Plaza de Armas'. À direita está a Catedral e à esquerda a Compañia de Jesus.

Esse muro é um ponto turístico!!! Fica na rua Hatunrumiyoc, a mais popular de Cusco e o muto impressiona pelo seu encaixe perfeito.

Dia livre conhecendo a cidade

Dia livre conhecendo a cidade, novamente Plaza de Armas

Eu lembro que no almoço desse dia tomamos uma bebida que se chama "chincha de jora", na verdade ela é alcoólica e é a base de milho, mas também tinha a versão suco e tinha uma cor roxa. Eu particularmente não gostei nada daquilo, mas provei hahaha, meus amigos gostaram.
Outra bebida típica é a "Inka Kola" é um refrigerante e tem uma cor engraçada (foto abaixo). É gostosinho, vale provar! Como vocês sabem eu provo basicamente tudo que é típico hahahaha

O refrigerante "Inka Kola"

Outra amiga da viagem foi a cerveja peruana "Cusqueña" :)


Dia 09/01 - Rumo a Águas Calientes

Dia 09 pela manhã o ponto de encontro para pegar a van era na Plaza de Armas (eu realmente sugiro que você procure um hostel por ali porque é o lugar onde tudo acontece para turistas).
Aquele dia foi de viagem na van, caminhada, jantar no hostel e por fim dormir porque no outro dia tínhamos que tomar café da manhã às 3:40 da madrugada e sair as 4 da matina para subir até Machu Picchu!


Fran na van partindo para a aventura

O caminho desde Cusco até a hidroelétrica tinha algumas curvinhas hihihi

Quando chegamos na hidroelétrica esperamos uns minutos uma pessoa que trabalhava para a agência chamar nossos nomes para poder seguir viagem a pé.

Caminhada nos trilhos do trem até Aguas Calientes

O rio era muito grande e lindo!

Boraaaa lá!

O trem PeruRail

O hostel de Aguas Calientes era simples e muito agradável! O banheiro ficava dentro do quarto, poucas vezes tivemos esse privilégio hahahaha
O restaurante incluso no pacote ficava do lado e a comida era boa! Nenhum de nós tivemos problemas com a comida ali, mas sempre lembrando de nunca tomar água da torneira!
No dia 10/01 acordamos bem cedinho e as 4 da manhã pegamos nosso caminho a Machu Picchu! 
Momento confissão: eu cansei demais para subir aquela montanha até de Machu Picchu! Gente, sério!! Meus amigos não tiveram nenhum problema, mas eu hahahahahaha e as mulheres peruanas que trabalhavam lá passavam do meu lado de salto e eu ali sofrendo pra subir com um tênis confortável!! hahaha.Há também uma van que leva as pessoas até a entrada principal e na época custava 10 dólares!
Depois da minha sofrida subida, lá em cima estava um guia nos esperando. O tour foi na parte da manhã e depois ficamos livres para curtir o local! Nosso tour foi em espanhol, mas tinha tour em várias línguas!
Durante a manhã tinha muita neblina e até choveu um pouco, mas perto do meio dia as nuvens saíram e deram espaço a muitas fotos que fizemos!
  • Uma outra dica importante é levar muita água e a sua comida para o dia! As coisas dentro do complexo são bem caras! Nós compramos as coisas em Aguas Clientes no dia anterior.
Dia 10/01 - Enfim Machu Picchu!

Neblina cobrindo loucamente as ruínas

Ter uma capa de chuva é sempre bom!!

O nosso guia ao centro! Muito simpático e no final ele deu um abraço em todos!

Começando a explorar o local

Primeira tentativa da foto clássica, mas ainda havia muita neblina!

Aeeee conseguimos e as nuvens foram embora!!!

Foi incrível! Estar em Machu Picchu é um sonho! Almoçamos admirando a beleza do lugar e no meio da tarde retornamos porque queríamos ir às piscinas de água quente (águas termais)!

Pontes que conectam Aguas Caliantes com a Machu Picchu! Na hora da volta estava chovendo de novo!
  • Aguas Calientes é uma cidade bem pequena, então você encontrará as piscinas bem fácil porque tem muitas placas de indicação. Depois de subir e descer aquela montanha foi muito bom ter esse momento relaxante! Não tenho fotos porque levamos apenas as chaves do hostel e toalha para o local!
Depois do jantar aproveitamos para comprar mais comida para o dia seguinte e também para ir na feira de artesanato da cidade!

Aguas Calientes

Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo

O dia seguinte foi retornar para Cusco! Tomamos café da manhã e depois começamos a caminhada nos trilhos do trem até hidroelétrica! Nesse caminho você pode ver a montanha de Machu Picchu e também Huayna Picchu. Na foto abaixo eu não sai exatamente apontando para o lugar certo, mas valeu a intensão :)

Caminho de volta até a hidroelétrica

Na hidroelétrica subimos na van e voltamos para Cusco! Nós já tínhamos reservado um outro hostel em Cusco perto da Plaza de Las Armas, então foi chegar, pegar as outras mochilas e ir para o hostel descansar!
Dia seguinte (12/01) fizemos um tour por Cusco e  dia 13/01 pelo Valle Sagrado que também estavam inclusos naquele pacote que compramos! 
  • Tem MUITA coisa para fazer em Cusco e no Valle Sagrado, nós fizemos o máximo que podíamos, porque nosso dia de retorno estava ficando próximo. A Fran voltava a trabalhar dia 20/01, então teríamos que estar em nossas casas dia 19/01.
  • Uma opção também era comprar o Boleto Turístico de Cusco e desfrutar muito da região, tem mais informações no link abaixo:
    http://andarilhosdomundo.com.br/2012/11/entenda-o-boleto-turistico-de-cusco/
Fotos do dia 12 e 13/01 - Tour por Cusco e pelo Valle Sagrado

Dia 12 - Olha a capa de chuva amiga aparecendo de novo!

Dia 12


Dia 13

Dia 13 - Ollantaytambo

Dia 13 - Nós passamos nessa casa e foi muito legal. Essa mulher nos explicou como eles fazem os tecidos

Dia 13 -  e também como tudo é tingido.

Esse dia eu fiquei triste!!!! Eu gostei tanto de Cusco que foi difícil deixá-la! E no mesmo dia seguimos viagem para o próximo destino: Copacabana na Bolívia!

De Cusco-Peru para Copacabana-Bolívia. Imagem: Google Maps

Em Copacabana ficamos apenas 1 noite. Chegamos dia 14/01 e fizemos o passeio para a Isla Del Sol no mesmo dia!
  • Não houve tempo de conhecer Puno no Peru (também no Lago Titicaca)! Super aconselho a pesquisar sobre o local porque é incrível! 
Copacabana é uma cidade bem barata! Numa das noites que estávamos lá comi um prato bem servido de Truta (peixe) e foi R$18,00! Muito bom o preço comparado ao mesmo prato em Campos do Jordão - SP que chega a ser ridículo de tão caro!
Porém foi em Copacabana que esqueci da minha promessa de tomar cuidado com a água para beber e tomei uma sopa no almoço! Deu m%$#*! Foi piriri na certa! A minha sorte é que durou uma noite só, tomei um remedinho e tava pronta pra outra!

Dia 14/01 - Passeio Isla Del Sol

Barco interessante!

Isla Del Sol!

Isla Del Sol!

Isla Del Sol!

Isla Del Sol!

Voltando para Copacabana

Infelizmente estamos chegando ao fim da nossa viagem! Dia 15 partimos para La Paz onde infelizmente ficamos 1 noite! Tem muitos passeios legais alí e a cidade por si só já é muito interessante! O que nos deu tempo de fazer em La Paz foi passear um pouco pela cidade para tirar umas fotos!
O nosso hostel tinha um barzinho no último andar e ficava em cima do Hard Rock Cafe! 

Ônibus de Copacabana para La Paz. Imagem: Google Maps

Vista de dentro do ônibus chegando em La Paz

La Paz

Do dia 16 para 17/01 viajamos de ônibus para Santa Cruz de La Sierra e apenas trocamos de ônibus seguindo para Puerto Quijarro! Como chegamos dia 17 pela noite pegamos um táxi e dormimos em Corumba-MS.
Na manhã seguinte (18/01) voltamos para a fronteira para passar pela polícia boliviana e dar entrada na Polícia Federal no Brasil! E a tarde seguimos com o ônibus para Campo Grande onde compramos passagens de avião para a casa!
A Fran voltou num voo mais cedo para Floripa e o restante para Campinas-SP, porém do dia 18 para 19 dormimos no aeroporto!! Es lo que hay!

Mais uma vez um super Obrigada aos meus companheiros de viajem! E espero muito que minhas dicas e relato inspirem novos mochileiros!

Um grande Abraço,

Natalia

















































sábado, 11 de junho de 2016

Melhor viagem! Bolívia, Chile e Peru [Parte 2 - Deserto de Atacama]






NOVO SITE: www.depira.com.br





Mochilão feito entre 27/12/2013 e 18/01/2014.

Parte 2: San Pedro de Atacama - Chile!

Chegamos na parte 2 da viagem :) Como eu disse no final da última postagem (parte 1), chegamos em San Pedro de Atacama no dia 03 de janeiro de 2014. Aquele ônibus que nos levou até lá parou na Polícia Chilena e passamos nossas mochilas no raio-x. E depois disso andamos para o centro da cidade buscar um hostel.

San Pedro de Atacama é uma cidade cara e para decidir o hostel nós olhamos 3 ou 4 (para tentar um melhor preço) e decidimos por um que ficava no final da rua principal (Rua Caracoles). Um hostel muito agradável, porém mais caro em comparação com a Bolívia. 

Rua Principal de Atacama (Rua Caracoles) - Não tem como se perder ali, a cidade é bem pequena

Meus amigos fazendo amizade no centrinho de Atacama

Vista do interior do nosso hostel - como Atacama era uma cidade cara, a noite compramos cerveja no mercado e ficamos bebendo nessas mesinhas :)

  • Em San Pedro de Atacama ficamos apenas 2 noites, então calculamos mais ou menos quanto íamos gastar para não sacar dinheiro demais. Nessa cidade eu optei por sacar com meu cartão da Confidence Câmbio, mas tem muitas casas de câmbio ali também. É uma cidade pequena porém tem tudo que um turista precisa.
  • No Chile deixamos os casacos de lado! Cidade bem quente durante o dia e a noite um friozinho suportável. Sempre olhe o clima dos lugares que você vai passar :)
  • Compras em Atacama: saia daquela rua principal (Caracoles) e tudo fica mais barato! Sério! Procure os mercados e os pequenos restaurantes mais afastados. (mas não se preocupe que a cidade é muito pequena, então não tem que caminhar muito).
  • Dica de restaurante: tem uns restaurantes mais simples fora da Rua Caracoles que vendem frango assado com batata e uma salada! Barato e delícia!

Mais uma foto da Rua Caracoles - é uma cidade pacata, mas que para mim tinha um charme especial

Depois de deixar as mochilas no hostel, nós fomos almoçar (naquele frango delícia) e buscar um passeio pra fazer no dia seguinte. Ali no Atacama decidimos fazer o passeio do Valle de la Luna, mas tem vários passeios e o preço é bem salgado! 
  • Comparamos poucas agências para escolher o passeio porque os preços são bem parecidos e praticamente todas elas estão na rua principal. Nesse site tem dicas de outros passeios: http://www.mochileiros.com/deserto-do-atacama-guia-de-informacoes-t36585.html
  • Muito protetor solar! Em muitos passeios você fica exposto muito tempo ao sol do deserto, então proteja-se.
  • Naquele dia mesmo compramos também nossa passagem para Arica (cidade fronteira com o Peru - partiríamos dia 05/01 pela tarde).
Depois de tudo resolvido nós relaxamos! Dia 4 de janeiro fizemos o passeio do Valle de La Luna: três Marias, Cânion das Cuevas de Sal e ver o pôr-do-sol! Lindo demais!!!

Valle de La Luna

Não lembro exatamente que horas começou o passeio no dia 4, mas levamos comidinhas (só pra garantir hahaha), pois retornaríamos apenas à noite. A excussão foi feita com um micro ônibus e tinha um guia bem simpático que nos explicou muitas coisas sobre aquele lugar! 
  • Li que em alguns lugares na Internet que pode-se falar o passeio do Valle de La Luna por conta própria de bicicleta, mas decidimos fazer com a agência porque a noite (depois de ver o pôr do Sol) fica um pouco complicado voltar no escuro. 
  • O nome "Luna" refere-se ao solo que parece com a paisagem lunar. Possui formações rochosas erodidas pelo vento com terra vermelha e alguns lugares coberto pelo sal (foto abaixo), esse Valle se localiza na Cordilheira de La Sal.

Primeira parada: Três Marias

Não vi muito bem as 3 Marias, mas tudo bem hahaha, essa é uma escultura natural

Aqui estávamos caminhando para a segunda atração

Chegando na segunda atração: Cânion das Cuevas de Sal

Dentro do Cânion das Cuevas de Sal

No Cânion das Cuevas de Sal havia lugares bem abertados para passar

Cânion das Cuevas de Sal

Lugar de la puesta del sol (pôr-so-sol)

Outros grupos chegando também

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol

Fran e eu olhando essa maravilha

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol

  • Depois que o sol se põe a temperatura começa a cair, é legal ter um casaquinho leve. 
E assim nos despedimos desse lugar incrível! No dia seguinte relaxamos e esperamos o horário do nosso ônibus para Arica, aproximadamente 9 horas de São Pedro de Atacama.
  • A Rodoviária era 20 minutos andando da Rua Caracoles! O ônibus era muito confortável, com banheiro e ar condicionado!
Ônibus: San Pedro de Atacama para Arica (fronteira). Imagem: Google Maps

Em Arica apenas demos uma volta para ver a praia e também almoçamos ali! Lembro que comemos em um restaurante na frente da Rodoviária que era muito bom e barato!

Praia em Arica - Chile

Praia em Arica - Chile

Arica é a última cidade do Chile antes da fronteira com o Peru, porém ainda a 20 Km. 
  • Cuidado na fronteira! Se você está levando coisas que a polícia não gosta dê um jeito! Ali a polícia revista tudo, mais que na fronteira entre Bolívia e Chile! Lembrando que fiz essa viajem 3 anos atrás, talvez as coisas mudaram...
  • Para ir até a fronteira tem 2 opções: ônibus ou táxi. Nós escolhemos táxi porque é quase o mesmo preço e era mais rápido. O nosso taxista tinha uma Van e conosco foram um grupo de meninas também. Perguntamos a elas para irmos todos juntos já que as vimos na rua com mochilas. O único problema de ir com ônibus é que você tem que esperar todas as 40 pessoas serem revistadas para seguir viagem.

Táxi: Arica-Chile para Tacna-Peru. Imagem: Google Maps

Ao chegar nessa cidade compramos a passagem de ônibus para Arequipa, mais ou menos 7 horas de Tacna (pedimos para o taxista nos deixar na Rodoviária). Só havia passagem pela noite então esperamos num "centro comercial" que era como um Shopping e ali também jantamos!

Pessoas felizes decidindo os próximos passos da viagem!

  • Em Tacna demos azar! Infelizmente à noite o nosso ônibus atrasou, não acho que a companhia era ruim (não lembro o nome), apenas demos azar do ônibus dar problema. Então sempre fique preparado para esses tipos de imprevistos! Depois seguimos durante a noite para Arequipa.
Ônibus: Tacna para Arequipa. Imagem: Google Maps

  • Na manhã do dia 07/01 chegamos em Arequipa e apenas trocamos de ônibus e fomos direto para Cusco. Naquela região você pode ir para Nazca (Las Líneas de Nazca), Ica, Pisco. Tem muitas coisas legais pra fazer ali, vale a pena pesquisar para ver se é interessante para você. 
De Arequipa até Cusco foi aproximadamente 10 horas de ônibus e viajamos durante o dia, o que foi um pouco difícil poque já estávamos 2 noites dormindo no ônibus. Porém a vista é espetacular! É lindo esse caminho!

Ônibus: Arequipa para Cusco. Imagem: Google Maps.



Na noite do dia 07 de janeiro de 2014 chegamos em Cusco! Cidade que gostei muito!!!! Porém assunto para a Parte 3 - Machu Picchu!

Se você tem alguma pergunta por favor deixe nos comentários abaixo! Obrigada pela leitura e até mais :)

Natalia